Flap Internacional

Flap Internacional

100 - 500 downloads

Add this app to your lists
A partir de um jornal feito por estudantes adolescentes no início da década de 60, Flap Internacional atravessou cinco décadas de história, transformando-se na mais importante revista de aviação da América Latina. Foi nessa época que os B-52 Stratofortess e outros supersônicos caças-interceptadores começaram a despontar ao lado de imensos aviões comerciais como o Comet, Caravelle e Boeing 707, ocupando o lugar de antigos aviões a hélice. Nesta época o jornal aeronáutico, direcionado principalmente ao público jovem e entusiasta do grande universo da aviação, tinha uma tiragem de 20 mil exemplares.

O jornal foi lançado oficialmente em outubro de 1962, durante as festividades da Semana da Asa em Congonhas. Seu nome: Flap.
Foram feitas quatro edições do jornal, sendo que na quinta publicação teve-se a idéia de fazer a capa em cores, com um Avro 748 da Força Aérea Brasileira na capa. Surgia assim a revista Flap e pouco tempo depois a Editora Flap, ambas presididas por Carlos André Spagat.
Apesar de, na época, existirem outras revistas de aviação no país, Flap caminhou rumo à criação de sua própria identidade e credibilidade no mercado das empresas de aviação e também junto aos seus leitores.
Flap Internacional ainda está presente nas principais feiras aéreas e eventos aeronáuticos no mundo -Oshkosh, Farnborough e Le Bourget, entre outros.
Quanto às reportagens, a revista investiu na preservação da memória da aviação comercial brasileira, realizando uma série de matérias sobre aeronaves antigas que cruzaram durante muito tempo os céus do Brasil.
Em 1972, a revista já podia ser encontrada em todo o país e, desta vez, com uma nova identidade - Flap Internacional.
Fronteiras foram rompidas e a Flap Internacional já alcançava alguns países da América Latina, atingindo, na década de 80, um grau de maturidade jornalística comparável ao que de melhor existia no mundo, com coberturas inéditas e uma série de trabalhos até então desconhecidos pelos leitores brasileiros.
Em 1984 foi lançada a edição especial sobre aviação comercial na América Latina. Contando com 76 páginas, a reportagem se propunha a ser um painel, um verdadeiro raio X, incluindo também as de outros continentes, mas com vôos para o Brasil.
Transformada hoje em verdadeira "bíblia" do mercado, a edição especial conta com mais de 230 páginas, sendo publicada anualmente com uma qualidade gráfica e artística invejável.
Outros exemplos similares são as edições especiais de aviação militar na América Latina e as grandes reportagens sobre os segmentos do mercado: companhias aéreas regionais, carga aérea, aviação executiva e helicópteros no Brasil.
Flap Internacional é sem dúvida, hoje, a mais completa revista sobre aviação da América Latina, vista inclusive como fonte de consulta e pesquisa. É com este propósito que continuaremos trabalhando cada vez mais para aperfeiçoarmos a qualidade já indiscutível de nossa revista.

Comments and ratings for Flap Internacional

  • There aren't any comments yet, be the first to comment!