PIRATINI Lite

PIRATINI Lite

500 - 1,000 downloads

Add this app to your lists

+ By YASHA Tecnologia

A Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, ocorrida entre 1835 e 1845, no sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é a inspiração para o Jogo "Piratini - República dos Centauros Brasileiros".

Revoltados contra o governo imperial de D. Pedro II, os Farrapos ou Farroupilhas, como ficaram conhecidos, liderados por pessoas empenhadas no estabelecimento da República e na independência dos estados do sul, enfrentaram o exército imperial, também chamados de Imperiais, Imperialistas ou Caramurus, comandados por militares de renome à sua época.

As três fases do jogo completo foram baseadas em três grandes combates da revolução:
•Combate do Seival, ocorrido no dia dez de Setembro de 1836.
Nessa grande batalha, o General Farroupilha Antônio de Souza Netto venceu os Caramurus comandados pelo Coronel João da Silva Tavares e proclamou a República Rio-Grandense no dia onze de Setembro do mesmo ano.
•Combate do Barro Vermelho, ocorrido no dia trinta de Abril de 1838.
Nesse combate, os Farrapos comandados por David Canabarro derrotaram as tropas Legalistas de André Neves e conquistaram a vila do Rio Pardo. Foi considerada uma das mais violentas e sangrentas batalhas da Revolução Farroupilha e também uma das principais vitórias dos Farrapos.
•Tomada de Laguna, ocorrida no dia 22 de Julho de 1839.
Nessa data, Giuseppe Garibaldi comandou o ataque do Exército Farroupilha pelo mar e David Canabarro comandou o ataque pela terra rumo à vitória para tomar as cidades catarinenses de Laguna e Lages. E, no dia 24 de Julho do mesmo ano é proclamada a “República Catarinense”.

Nessa versão gratuita (Lite) do Piratini é possível jogar a fase 1 do jogo completo, que representa o Combate do Seival.

"Oh! quantas vezes tenho desejado nestes campos italianos um só esquadrão de vossos centauros, avessados a carregar uma massa de infantaria com o mesmo desembaraço como se fosse uma ponta de gado!” (Giuseppe Garibaldi)

"Senhor: o primeiro de vossos soldados que transpuser a fronteira, fornecerá o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais. Acima de nosso amor à República esta nosso brio de brasileiros. Quisemos ontem a separação de nossa pátria; hoje, almejamos a sua integridade. Vossos homens, se ousarem invadir nosso país, encontrarão, ombro a ombro, os republicanos de Piratini e os monarquistas do Sr. Dom Pedro II." (David Canabarro)

Seja um Farrapo combatendo as tropas Caramurus!

Tags: o combate do barro vermelho, farrapos a batalha do seival.

Screenshots PIRATINI Lite
View bigger - PIRATINI Lite for Android screenshot
View bigger - PIRATINI Lite for Android screenshot
Comments and ratings for PIRATINI Lite

  • There aren't any comments yet, be the first to comment!